QUEM SOMOS
Luz de Yorimá – Terreiro da Cabocla Jupiara é uma Comunidade Tradicional de Terreiro, de Umbanda Iniciática.
Ninguém é discriminado por questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, opção sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza. Este é o código de ética que rege os membros da nossa Comunidade.
PROPÓSITOS
UMBANDA INICIÁTICA
NOSSA COMUNIDADE
Somos uma instituição religiosa sem fins lucrativos. Um Terreiro de Umbanda que procura promover o diálogo, a promoção da paz, da cidadania, da solidariedade, da cultura, a valorização e conservação do patrimônio histórico das Comunidades Tradicionais de Terreiros.
Defesa dos direitos humanos da democracia, da equidade, justiça social;
Eliminação de todas as formas de preconceito difundindo o respeito à diversidade à valorização de grupos socialmente discriminados e o respeito às diversidades sem discriminação em razão de raça, religião, gênero, condição social;
A promoção do bem-estar humano e convivência pacífica, por meio de práticas científicas, filosóficas, artísticas e religiosas;
Assistência social à comunidade e aos associados por meio de programas educacionais, esportivos, profissionais e comunitários, extensivos à família, ao idoso, à pessoa carente e aos menores;
No âmbito cultural contribuir para fomento e efetivação das políticas públicas de valorização da cultura brasileira, incluindo os bens materiais e imateriais, em especial as oriundas das Comunidades Tradicionais de Terreiros.
A Umbanda Esotérica fundada por Pai Matta autor de diversas obras das quais destacamos “Umbanda de Todos Nós (1956), Doutrina Secreta de Umbanda (1967), Umbanda do Brasil (1969) e Macumbas e candomblés na Umbanda (1977). Em 1987 Pai Matta fez seu sucessor Pai Rivas (Mestre Arhapiaga), o qual inaugurou a segunda fase da Umbanda Esotérica, designando-a Umbanda Iniciática. Pai Rivas ao longo dos seus 50 anos de sacerdócio realizou inúmeros benefícios para as Religiões Afro-brasileiras, dentre elas a primeira e única Faculdade de Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras. Produziu muitas obras como Umbanda Proto-Síntese Cósmica, Exu: O Grande Arcano, Fundamentos Herméticos de Umbanda e Escolas das religiões afro-brasileiras: tradição oral e diversidade.
Em 2018, com a passagem de Pai Rivas para o “outro lado da vida”, o comando da Raiz da Umbanda Esotérica/Iniciática foi transmitido para sua sucessora Mãe Maria Elise Rivas.
Mãe Maria Elise Rivas, filha de santo de Pai Rivas desde 1980, vem mantendo ativa a doutrina da Umbanda Iniciática, promovendo Iniciações e com vasta produção bibliográfica citamos alguns: Umbanda o despertar da essência, O Mestre Iluminando consciências, O que reza minha tradição: umbanda esotérica ou iniciática.
A nossa comunidade congrega dois terreiros de umbanda no DF: Luz de Yorima – Terreiro da Cabocla Jupiara, no Plano Piloto, e a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, em Planaltina.
Saravá!

Sacerdotisa Mãe Maria Elise Rivas - Mestra Yamaracyê